Buscapé


quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Caminhar Sempre.

Olá amigos,



Caminhar é algo bem natural, mas neste mundo moderno que vivemos isso já não tem sido tão natural.

Compramos todos os equipamentos com controle remoto que podemos para evitar o esforço.
Televisão, DVD, ar condicionado, portão eletrônico, etc.

Com isso o esforço que não fazemos no dia a dia precisa ser substituído por outro e o mais aconselhável pelos médicos, caminhada, um santo remédio.

Então vamos fazer o possível para termos uma vida saudável e sempre caminhar, caminhar e caminhar.

 Eu caminho sempre com meu esposo é tão bom.

Eu já faço isso e espero que vocês também incorporem esta prática em suas vidas.

Até a próxima.  

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Hidroginástica.

Boa noite a todos,

Comecei a fazer hidroginástica e tive lendo algumas coisas que achei legal e quero compartilhar com vocês.

Estou gostando muito, nossa turma é bem animada e a professora muito competente.

 

Abaixo um breve relato da história da hidroginástica:

A hidroginástica surgiu na Alemanha, para atender inicialmente um grupo de pessoas com mais idade, que precisava praticar uma atividade física, segura sem causar riscos ou lesões articulares e que lhes proporcionassem bem estar físico e mental.
No Brasil, a hidroginástica chegou a 27 anos, sendo desenvolvida em vários locais como: clubes, academias, spa, etc. É um programa de condicionamento, desenvolvido na água, que inclui exercícios do tipo aeróbios e exercícios para o desenvolvimento da resistência muscular localizada, força muscular e flexibilidade. São exercícios de aquecimento, alongamento, exercícios localizados e relaxamento muscular.
A resistência natural da água multiplica o esforço exigido em um movimento, por mais simples que seja.
Por outro lado, segundo as leis da física, a água responde na mesma intensidade a uma força aplicada sobre ela, ou seja, a resistência oferecida pela água vai ser proporcional á força do movimento, seja ela grande ou pequena. Isso permite que qualquer pessoa possa fazer, independente do seu nível de condicionamento físico.
Várias modificações ocorrem com as pessoas da terceira idade, dentre elas: Atrofia muscular, Sarcopenia, Fraqueza funcional da musculatura das pernas, Osteoporose, Perda da elasticidade muscular, Diminuição da capacidade de coordenação motora, Equilíbrio, Deficiência auditiva e visual, Hipertensão arterial, Insuficiência cardíaca, Lesões vasculares, Desvios da coluna, Problemas de ordem articular. Esses processos poderão ser retardados ou aliviados, mediante a prática da hidroginástica.
Nesta fase da vida, a atividade física constante é necessária para manter a vitalidade e disposição necessária para a execução das tarefas do dia a dia, a atividade mental e intelectual para entender e avaliar o mundo ao nosso redor e o convívio social para exercitar com prazer todas essas habilidades. A hidroginástica propicia e colabora para o alcance dessas metas.
Vantagens da Hidroginástica
• Aquece simultaneamente as diversas articulações e músculos durante os exercícios, o que auxilia o tratamento de problemas articulares;
• Melhora a execução de exercícios sem sobrecarregar as articulações de base e eixo do movimento;
• Ganho de estabilidade e equilíbrio;
• Facilita o aumento gradativo da amplitude articular;
• Fortalece a musculatura sem risco;
• Melhora a condição da pele devido à ativação do suprimento sanguíneo e trabalho circulatório;
• Facilidade do retorno venoso pelo efeito da pressão hidrostática, auxiliando quem tem varizes;
• Reeducação respiratória aumentando o trabalho respiratório em 60%, melhorando assim a capacidade respiratória do corpo;
• O coração funciona com maior eficiência, quando nosso corpo está submerso na água, conseguindo bombear maior volume de sangue por batimento, resultando em maior eficiência e melhor condicionamento cardíaco;
• Massageamento dos músculos, a ondulação da água contra o tecido muscular cria um efeito de massagem no organismo, proporcionando um relaxamento;
• Redução da gordura corporal;
• Socialização e melhora da auto-estima;
• Sensação de bem estar.

Desvantagens e Contra Indicações

• Exercícios mal orientados;
• Avaliação não específica
• Profissionais incapacitados e leigos sobre a modalidade;
• Febre;
• Hipertensão arterial grave;
• Insuficiência cardíaca grave;
• Embolia pulmonar;
• Aneurisma.
• Diabéticos não controlados.

Espero que tenham gostado, pois estou amando fazer aulas de hidroginástica, conto as horas para chegar a próxima aula.  

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Atividade Física na Terceira Idade.

Bom dia,

Fazer exercício físico deve fazer parte da vida de todos e principalmente quem esta na terceira idade.
Pois com o passar de anos perdemos massa muscular, os ossos ficam mais fracos, podendo assim sofrermos lesões o que piora ainda mais a nossa vida.

Tenho amigos que caíram no banheiro, em caçadas, em escadas, etc. Se eles praticassem atividade física as fratura teria sido leve ou nem haver, pois o corpo estaria forte e com mais reflexo para reagir ao tombo.
Caminhada, natação, hidroginástica são apenas alguns.

 
 


Escolha a atividade que seu médico indicar e nunca faça exercícios que podem sofrer lesões.

Eu procuro sempre fazer caminhar e hidroginástica.

Escolha o seu exercício.

Até mais.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sono na terceira idade.

Boa a noite,


Hoje quero falar sobre o sono que tem dia que desaparece de nossas vidas.
Rolamos de um lado para o outro e nada, parece que nunca chega.
Tem uma explicação por que isso acontece e vamos ver agora.


O padrão de sono na terceira idade modifica-se como decorrência do processo de envelhecimento. 
Queixas freqüentes relacionadas a este tema são diariamente relatadas em consultórios médicos sendo causadoras de transtornos físicos e psicológicos aos pacientes e seus familiares.

A dinâmica do sono deve ser compreendida e tratada quando necessário. 
Fisiologicamente o sono torna-se mais leve, o adormecer mais demorado, ocorrem interrupções durante a noite, e o tempo de sono aparentemente não ultrapassa 8 horas. 

Contudo é fundamental esclarecer que o idoso que vai para a cama às 20:00h e desperta às 5:00h, por exemplo, tem um tempo total de nove horas de repouso, suficientes para o seu descanso, mas muitas vezes este é incompatível com a rotina dos demais membros da família. Lembre-se: hábitos devem ser respeitados.

Contudo outras causas interferem no sono do idoso. Doenças psiquiátricas como a depressão e a ansiedade; neurológicas como as demências (Alzheimer) e o Mal de Parkinson; doença prostática, patologias cardiorespiratórias, dores em geral – principalmente articulares e musculares, obesidade, e o refluxo gastro-esofágico são as principais situações causadoras de insônia que pode atingir em até 38% destes pacientes.

O uso de medicamentos e substâncias também interfere no sono. Podemos citar o álcool, a cafeína, medicamentos para doenças respiratórias, antidepressivos e diuréticos. Padrões comportamentais como viuvez recente, solidão, dificuldades financeiras e abandono familiar também contribuem neste quadro.

Na presença destes, um profissional de saúde deve ser consultado. Ele saberá reconhecer possíveis efeitos colaterais de medicações, poderá adequar horários de medicamentos assim como suas doses, e indicar o melhor tratamento para situações clínicas que interferem no padrão do sono. Cabe a seu médico detectar a sua necessidade, que é individual, para sua melhor qualidade de vida.

Dicas úteis podem ser postas em prática no seu dia a dia:

1. Revise com seu médico suas medicações.

2. Mantenha seu quarto escuro e silencioso. Evite a presença de aparelho televisivo ou rádio.

3. No caso de levantar-se várias vezes para urinar, mantenha iluminado o trajeto até o seu banheiro – iluminação baixa pode ser muito útil. Retire tapetes soltos e use chinelo com solado antiderrapante. Não caminhe de meias. O risco de quedas e fraturas é muito grande nesta situação.

4. Evite o uso de álcool, café, chás e fumo próximo do horário de dormir. Evite também a ingestão de grandes quantidades de líquidos, assim como refeições copiosas.

5. Deixe suas preocupações na sala. Certamente o que não foi resolvido até este momento poderá esperar o amanhecer.

6. Exercite-se rotineiramente. Este hábito melhora a qualidade do sono.



7. Faça uma sesta após o almoço, vinte a trinta minutos são suficientes. Após esta, evite cochilos durante o dia.

8. Mantenha seu quarto arejado durante o dia. Abra a janela e cortinas e deixe o sol entrar.

9. Em situações estressantes converse com seu médico sobre o uso de medicamentos para auxiliá-lo. Lembre-se que o uso dessas substâncias deve ser limitado e somente utilizado com prescrição médica.

10. Cultive o seu bem estar. Procure amizades e atividades para preencher ser dia. Depressão, isolamento e ansiedade causam insônia.

Procure ajuda médica, peça auxílio a seus familiares caso tenha se identificado em alguma dessas situações. Não esqueça que seu padrão de sono pode ter mudado com os anos, mas a sua necessidade de repouso continua a mesma. Relaxe. Sorria mais. 

Aproveite a beleza desta etapa de sua vida e seja feliz.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo post.


domingo, 27 de janeiro de 2013

Bem vindo ao meu mundo.

Olá internautas,
Bem vindo ao meu blog.
Meus filhos sempre me incentivam a conhecer cada dia mais o mundo da internet.
Sou casada, tenho 5 filhos e 2 netos.
Como estou vivendo na terceira idade e esta é uma fase da vida que começa aparecer algumas doenças e também o que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida.


Procuro praticar exercícios regularmente, ter uma alimentação equilibrada, dormir bem e ter uma vida bem tranquila, sei que é difícil, mas é possível.
Vou falar também um pouco sobre meu dia a dia, minha família e os meus sonhos.

Até mais e bem vindo ao meu mundo.